Sondagem da Indústria da Construção de novembro de 2023 mostra expansão das atividades do setor no ES

PUBLICADO EM 02 Jan 2024

A pesquisa Sondagem Indústria da Construção do Espírito Santo de novembro de 2023 apontou expansão nos níveis de atividade da indústria do setor frente a outubro. A pesquisa também mostrou melhora no índice de número de empregados, mas ainda continuou indicando queda nesse indicador. Quanto a ociosidade da indústria da construção, esta se mostrou menor na passagem de outubro para novembro de 2023, apontou a pesquisa.

Em novembro de 2023, a indústria da construção capixaba apresentou aumento em sua atividade e em sua atividade em relação ao usual. Frente a outubro, o indicador de nível de atividade avançou 4,8 pontos e indicador de nível de atividade em relação ao usual cresceu 6,3 pontos. Com estes aumentos, ambos os indicadores cruzaram a linha divisória de 50,0 pontos ao registrarem 51,7 pontos cada um, o que indica expansão nestes índices.

A pesquisa também mostrou que, ante a outubro, o número de empregados da indústria do setor apresentou melhora (+1,6 ponto no índice número de empregados). No entanto, ao permanecer abaixo de 50,0 pontos (47,0 pontos), o indicador continua apontando queda do número de empregados da indústria da construção capixaba, ainda que essa queda seja menos disseminada.

A ociosidade do setor, por sua vez, se mostrou menor. Na passagem de outubro para novembro de 2023, o indicador de Utilização da Capacidade de Operação (UCO) aumentou 5,0 pontos percentuais (p.p) e atingiu 75%, permanecendo acima de sua média histórica (62,2%).

Expectativas

No mês de novembro de 2023, a pesquisa mostrou expectativas maiores e mais otimistas dos industriais da construção capixaba para os próximos 6 meses em todos os indicadores, com registros acima de 50,0 pontos (que indicam otimismo).

Os indicadores de nível de atividade e de número de empregados cresceram, os dois, 5,5 pontos na passagem de outubro para novembro e registraram, ambos, 56,9 pontos. Também aumentaram os indicadores de compras de insumos e matérias-primas (+4,1 pontos) e de novos empreendimentos e serviços (+3,3 pontos), registrando, respectivamente, 56,9 e 53,4 pontos.

Em novembro, o indicador de intenção de investimento foi destaque ao apresentar forte crescimento de 16,5 pontos frente a outubro, obtendo seu maior registro do ano (65,9 pontos), ficando também muito acima de sua média histórica (38,4 pontos). Este resultado mostra uma propensão mais intensa dos industriais da construção do Espírito Santo em investir nos próximos 6 meses (Neste indicador, não há linha divisória, quanto maior o registro, maior a intenção).



A Sondagem Indústria da Construção é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.