Sondagem Industrial indica crescimento do volume de produção da indústria capixaba em agosto de 2023

PUBLICADO EM 17 Ago 2023

A pesquisa Sondagem Industrial para o Espírito Santo de julho de 2023 voltou a indicar aumento no volume de produção industrial após baixa do indicador em junho. A pesquisa também mostrou crescimento do número de empregados e alta na evolução dos estoques de produtos finais. Ao contrário dos demais indicadores, o estoque de produtos finais em relação ao planejado apontou queda e continuou se mostrando inferior ao desejado pelos industriais capixabas.

Na passagem de junho para julho de 2023, o índice de volume de produção passou de 46,1 para 50,5 pontos, um aumento de 4,4 pontos. Já o índice de número de empregados cresceu 2,5 pontos e registrou 52,5 pontos. Por sua vez, o índice de evolução de estoques apresentou leve alta de 0,2 ponto, marcando 50,4 pontos. Por fim, o indicador de estoque de produtos finais em relação ao planejado registrou 46,5 pontos (-0,8 ponto), o menor registro do ano.

Expectativas

Em agosto de 2023, as expectativas para os próximos 6 meses se mostraram otimistas pelos industriais capixabas. No mês, os quatro indicadores de expectativas registraram aumento e se mantiveram posicionados acima da linha divisória de 50,0 pontos.

Os indicadores de expectativas de demanda por produtos e de expectativas de número de empregados se destacaram em agosto ao crescerem, ambos, 2,5 pontos frente a julho. O índice de demanda por produto apresentou um resultado de 59,0 pontos e o índice de número de empregados de 54,0 pontos. Já o indicador de compra de matéria prima marcou 56,5 pontos (+1,3 ponto) e o indicador em relação às exportações registrou 59,6 pontos (+0,6 ponto).

No que se refere a propensão dos empresários industriais capixabas em investir, estes demonstraram menor propensão, ainda que leve, uma vez que o indicador apresentou recuo de 0,2 ponto, resultando em 55,2 pontos. 

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Sara Sarandy

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela FAESA. Graduanda em Ciências de Dados pela Uninter. Atua como Assistente de Estudos e Pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável por auxiliar nas demandas de pesquisas primárias, coleta e tratamento de dados.