Elevada taxa de juros se torna principal preocupação entre os industriais capixabas no 2º trimestre de 2023

PUBLICADO EM 28 Jul 2023

A Pesquisa Sondagem Industrial para o Espírito Santo de junho de 2023 mostrou queda do volume de produção industrial, após recuo de 7,3 pontos do indicador em relação a maio e registrou 46,1 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos. O indicador de evolução do número de empregados também teve recuo entre maio e junho de 2023 (-2,1 pontos). Essa queda, porém, não foi suficiente para o indicador ficar abaixo da linha divisória, que atingiu os 50,0 pontos e mostra estabilidade no emprego industrial frente ao mês anterior. 

Análise trimestral

Na passagem do primeiro para o segundo trimestre de 2023, os empresários capixabas permaneceram satisfeitos com a situação financeira de suas empresas, com o indicador alcançando 52,5 pontos. No entanto, o indicador de satisfação com o lucro operacional, mesmo crescendo 1,1 ponto, atingiu 46,9 pontos e indica que industriais ainda estão insatisfeitos com a margem de lucro operacional no 2º trimestre do ano. No mesmo período, os industriais consideraram que está menos difícil de obter crédito, com o crescimento de 1,9 ponto do indicador.

No 2º trimestre de 2023, a elevada taxa de juros se tornou o principal problema relatado pelos industriais capixabas, citado por 36,5% das indústrias consultadas. Em seguida, a elevada carga tributária e a demanda interna insuficiente ocuparam, juntas, a segunda posição do ranking, sendo assinalada por 25,4% dos empresários industriais capixabas. 

Expectativas

Em julho de 2023, três dos quatro indicadores de expectativas para os próximos seis meses aumentaram em relação a junho, indicando otimismo mais disseminados entre os empresários pesquisados, são eles: demanda por produtos (56,5 pontos), compra de matéria-prima (55,2 pontos) e exportação (59,0 pontos). O indicador de expectativas para o número de empregados, por sua vez, teve um leve recuo de 0,1 ponto, mas continuou indicando otimismo ao registrar 51,5 pontos.

O indicador de intenção de investimento aumento 0,5 ponto na passagem de maio para julho de 2023 e registrou 55,4 pontos, revelando uma maior propensão do industrial capixaba a investir no futuro próximo.



A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas do setor, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Bruno Novais

Graduado em economia pela UFES. Atua como analista de estudos e pesquisas na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas. Responsável pela execução de pesquisas primárias, criação e manipulação de bases de dados, e no auxílio em estudos econômicos-conjunturais.