A Educação Integral: o que é, quais são seus benefícios e desafios?

O Educação em Foco é um produto mensal desenvolvido pelo Observatório da Indústria, com o objetivo de lançar luz sobre temas essenciais da educação

PUBLICADO EM 31 Ago 2023

Proporcionar aos estudantes uma educação integral é também proporcionar crescimento pessoal, social e cultural, em conjunto com a ampliação do aprendizado e do tempo de permanência na escola.

A Educação Integral, conforme definida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é elemento fundamental para uma educação de qualidade e para o desenvolvimento integral dos estudantes ao contribuir para a formação de cidadãos mais preparados, críticos e comprometidos com a sociedade.

Recentemente, foi promulgada a Lei Nº 14.640, de 31 de julho de 2023, que estabelece o Programa Escola em Tempo Integral e tem como propósito estimular a expansão das matrículas na educação em tempo integral em escolas da educação básica.

Com a temática em destaque, torna-se importante compreender o que significa o conceito de Educação Integral, bem como os benefícios e desafios do modelo de Educação em Tempo Integral (ETI). Pensando nisso, o Educação em Foco do mês de agosto aborda os desafios desse modelo educacional e aponta algumas evidências sobre o impacto de sua implementação.

Fatores Fundamentais da Educação em Tempo Integral

A Educação Integral busca integrar diferentes áreas do conhecimento, experiências de aprendizagem e práticas pedagógicas, permitindo que os alunos desenvolvam competências e habilidades múltiplas, abrangendo as dimensões cognitivas, socioemocionais e de cidadania, preparando-os para enfrentar os desafios da vida real.

Para isso, esse modelo de educação se baseia em três fatores fundamentais interdependentes:

  1. A ampliação da carga horária escolar: que permite aos estudantes um maior intervalo de tempo para se envolver em diferentes atividades educacionais.
  2. A diversificação curricular: resultante da ampliação da carga horária, visa enriquecer a experiência educacional, capacitando os alunos a desenvolver diversas habilidades e a explorar áreas de interesse.
  3. A ampliação dos espaços de aprendizagem: que reconhece a necessidade da interação dos estudantes com o entorno e a comunidade para sua formação.

Benefícios e Desafios da Educação em Tempo Integral

Sob a luz de evidências, para promover políticas eficazes de apoio à ETI, é essencial adotar abordagens alinhadas aos desafios e oportunidades inerentes a essa modalidade de ensino. Isso começa com a compreensão da realidade socioeconômica dos alunos, com o estímulo à formação contínua dos educadores para atender às demandas complexas dessa abordagem educacional, além da garantia de infraestrutura escolar que corresponda às particularidades da ETI.

Com esse suporte, a Educação Integral se torna uma estratégia valiosa para o aperfeiçoamento do sistema educacional. A modalidade tem potencial de trazer benefícios significativos que se refletem na vida adulta dos estudantes, tais como melhorias na produtividade e renda, contribuindo para o enriquecimento do capital humano. Além disso, mostra-se capaz de melhorar indicadores de proficiência e de aumentar as chances de empregabilidade e remuneração.

Educação em Foco de Agosto/2023

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Convidamos você, leitor, a mergulhar nessa leitura, compreendendo os avanços em relação a Educação em Tempo Integral, bem como trazendo reflexões acerca dos benefícios e desafios dessa modalidade de ensino.

Leia a 2ª edição do Educação em Foco clicando aqui

Boa leitura!

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Grazielly Rocha

Graduada em Ciências econômicas pela UFES com experiência em manipulação de dados, modelagem e indicadores de mercado de trabalho e educação. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Inteligência de Dados e Pesquisas.