A edição mais recente do BIC analisa os principais indicadores conjunturais da indústria capixaba no início de 2024

PUBLICADO EM 04 Abr 2024

Os dados mais recentes conhecidos sobre o desempenho da indústria dizem respeito a janeiro de 2024. Clique aqui para acessar a última edição do Boletim da Indústria Capixaba.

Os resultados observados no BIC mostram que a produção física da indústria do Espirito Santo cresceu 2,4% em janeiro de 2024 contra janeiro de 2023. Esse resultado do setor capixaba foi explicado pelo avanço de 3,9% da indústria extrativa, devido a ampliação de da produção e extração de petróleo e gás natural (P&G).

Vale destacar que, apesar do recuo de 0,6% da indústria de transformação, a atividade de fabricação de produtos alimentícios registrou crescimento de 4,6%, devido a uma maior produção de alimentos à base de carnes de bovinas e suínas frescas ou congeladas e pelo aumento da produção de bombons e chocolates com cacau.

No comércio exterior, as exportações da indústria capixaba somaram US$ 931 milhões janeiro, um valor 70,1% superior ao registrado no mesmo mês de 2023. Entre os produtos que se destacaram nas exportações estão o minério de ferro pelotizado, o petróleo, os produtos de aço, as rochas ornamentais e a celulose.

Importante ressaltar que apesar da alta mensal no valor das exportações, o preço internacional petróleo operou com certa instabilidade em ao longo de janeiro, em resposta a diversos eventos globais que impactaram o setor, conforme pode ser conferido na seção 2.1 Preços Commodities.

No mercado de trabalho local, a indústria do Espírito Santo gerou mais de 2,1 mil novas vagas de emprego com carteira assinada em janeiro.  Na análise regional, o destaque ficou com o município da Serra, responsável por cerca de 600 novos postos formais gerados no setor industrial capixaba.

Esta edição do BIC traz ainda a análise da inflação ao consumidor, com destaque para o crescimento de 6,2% no IPCA de Serviços e para a variação de 0,3% do IPCA de Bens Industriais, no acumulado dos últimos 12 meses encerrados em fevereiro.

Clique aqui para conferir o BIC de março na íntegra.

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Jordana Teatini

Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.