Setores Portadores de Futuro e os objetivos a serem alcançados

O projeto Setores Portadores de Futuro para o Estado do Espírito Santo 2035 é a primeira iniciativa rumo à concretização do Indústria 2035. Desenvolvido no ano de 2018, a partir de uma construção coletiva de pensamento de longo prazo, o projeto tem como objetivo geral: Identificar setores, segmentos e áreas portadores de futuro para a indústria capixaba que possibilitem situar o estado em uma posição competitiva em nível nacional e internacional em um horizonte temporal de 17 anos.

Para que o objetivo geral seja alcançado, o projeto foi segmentado em cinco objetivos específicos, que compreendem em: 

  • 1) Traçar o panorama socioeconômico por meio de indicadores referentes à indústria, à economia e à sociedade capixaba.
  • 2) Levantar tendências sociais, tecnológicas e de negócios que deverão marcar o desenvolvimento industrial do estado nos próximos anos.
  • 3) Mobilizar empresários, tomadores de decisão e formadores de opinião em um processo de reflexão sobre orientações para o desenvolvimento industrial sustentável.
  • 4) Identificar setores, segmentos e áreas indutores de desenvolvimento de acordo com as especificidades regionais.
  • 5) Identificar setores, segmentos e áreas portadores de futuro em uma perspectiva transversal para todo o estado.

    A reflexão prospectiva dos Setores Portadores de Futuro para o Estado do Espírito Santo é uma contribuição do Sistema Findes para o fortalecimento da cultura de antecipação e construção de futuros desejáveis para as esferas pública e privada do estado.

Trata-se de um documento orientador para defesa de interesses, atração de investimentos, políticas públicas, ofertas de formação com vistas à inspiração de novos ciclos de desenvolvimento para a indústria e o estado do Espírito Santo.