Lançamento da Rota Estratégica de Energia – 2035

PUBLICADO EM 22 Mar 2023

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), sob a coordenação do Observatório da Indústria, lançou, no dia 22 de março de 2023, a Rota Estratégica para o Futuro da Indústria do Espírito Santo -  Energia 2035. Este é um dos 17 Setores Portadores de Futuro, mapeamento realizado em 2018 que identificou quais segmentos econômicos possuem os maiores potenciais para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado nos próximos anos.

Por meio da Rota Estratégica de Energia, foi elaborada uma agenda de planejamento estratégico de longo prazo para desenvolver esse setor no Espírito Santo até 2035. Durante o processo, 127 especialistas da área traçaram os caminhos que a cadeia energética do Espírito Santo percorrerá para ser referência global em eficiência e segurança energética, com uma matriz diversificada, aproveitando os recursos locais, gerando competitividade com responsabilidade socioambiental.

A coleta das contribuição desses 127 especialistas de todos os elos da cadeia energética foi feita por do processo de inteligência coletiva das Rotas Estratégicas que é divido em três grandes fases: Painel de Especialistas, realizado nos dias 10 e 11 de maio de 2022; Consulta Web ou contribuição por meio de formulário web; e 70 entrevistas e grupos focais feitos ao longo dos meses de maio a outubro do ano passado. 

Após a sistematização de todo os conteúdos coletados e estudados, a Rota Estratégica de Energia identificou 52 principais barreiras que devem ser enfrentadas pelo setor e elaborou 275 ações de curto, médio e longo prazo distribuídas em quatro fatores críticos. Entre os temas abordados por esse planejamento energéticos estão: a eficiência e segurança energética; alternativas para a diversificação da matriz energética com recursos locais; e medidas voltadas a responsabilidade socioambiental.

Com a finalização e o lançamento do documento, a execução da Rota Estratégica de Energia será acompanhada pelo Modelo de Governança das Rotas Estratégicas, que inclui o a Ferramenta de Coleta de Report; Sistema de Monitoramento. Assim como as demais Rotas já lançadas (Agroalimentar e Indústria do Café; Biotecnologia; Petróleo e Gás Natural; Confecção Têxtil e Calçado; e Construção), será constituído um Grupo de Trabalho com a finalidade de articulação, execução e monitoramento das ações do planejamento estratégico.

Acesse:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Thais Mozer

Graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia pela UFES, na linha de pesquisa de Economia Industrial. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômico.