Icei reduz pelo terceiro mês consecutivo em maio

Com queda de 0,6 ponto na passagem de abril para maio de 2019, o ICEI do Espírito Santo atingiu 60,6 pontos. O resultado aponta confiança dos industriais capixabas, uma vez que o índice permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, no entanto, corresponde à terceira redução seguida do índice, que acumula queda de 5,5 pontos em 2019.

O ICEI do Brasil registrou 56,5 pontos em maio de 2019, retraindo 1,9 ponto em comparação ao mês imediatamente anterior. Mesmo após quatro quedas seguidas, o indicador nacional revela otimismo por parte dos empresários, além disso, o índice é o maior para o mês em sete anos.

A queda do ICEI do Espírito Santo é justificada pela redução do índice de expectativas em maio, visto que, o indicador tem maior peso no cálculo do índice geral. O índice de expectativas recuou 1,4 ponto em confronto com abril e alcançou 64,2 pontos, vale notar que esta é a quarta queda consecutiva do indicador. Apesar disso, o resultado sinaliza otimismo por parte dos industriais capixabas em relação aos próximos seis meses.

Por sua vez, o índice de condições atuais cresceu 1,0 ponto entre abril e maio de 2019, atingindo 53,5 pontos. O indicador constata que o industrial capixaba permanece satisfeito com as condições atuais do seu negócio.

TAGS: