PIB capixaba registra crescimento de 2,4% em 2018

Divulgado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Produto Interno Bruto (PIB) trimestral é um indicador que permite avaliar a situação econômica de curto prazo do Estado, antecedendo o cálculo do PIB anual, já que este último é divulgado com defasagem temporal de dois anos.

A atividade econômica capixaba apresentou um pequeno recuo na passagem do terceiro para o quarto trimestre de 2018 (-0,2%), com dados ajustados para sazonalidade. Esse resultado foi melhor que o do período imediatamente anterior, quando o Estado registrou queda de 1,8% (3º trimestre/2º trimestre) do PIB trimestral, também na série dessazonalizada.

O Panorama Econômico do IJSN mostra que o recuo da atividade econômica do Estado na passagem do terceiro para o quarto trimestre de 2018 foi puxado pelos setores de comércio varejista ampliado (-1,0%) e de serviços (-2,0%), ao passo que a indústria geral avançou 0,9% no período.

Na comparação com o quarto trimestre de 2017, o PIB capixaba apresentou variação positiva de 2,2% no último trimestre de 2018, influenciada, especialmente, pelo desempenho da agricultura e do comércio.

Com os resultados do quarto trimestre, é possível analisar o crescimento econômico do Espírito Santo no ano de 2018, quando o PIB do Espírito Santo acumulou alta de 2,4%, enquanto o resultado nacional foi de +1,1%.

O PIB capixaba cresceu 2,2% no 4º trimestre de 2018 na comparação com o mesmo trimestre de 2017. É a menor taxa registrada em três trimestres. Apesar da desaceleração no ritmo de crescimento, o estado entrou no oitavo trimestre consecutivo de variação positiva neste indicador.