Rota Estratégica de Economia Criativa - 2035

PUBLICADO EM 20 Out 2023

No dia 10 de outubro de 2023 ocorreu o lançamento da Rota Estratégica de Economia Criativa. Esta Rota é fruto da parceria entre a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no âmbito do Programa ES+Criativo.

A Economia Criativa exerce um papel crucial na formação da cultura, identidade e inclusão social, ao mesmo tempo em que impulsiona o desenvolvimento econômico. Por essa razão, inclusive, o setor é um dos 17 identificados como "Setores Portadores de Futuro" que, por meio do mapeamento realizado pela Findes em 2018, identificou os segmentos econômicos com o maior potencial para impulsionar o progresso do estado nos próximos anos. Nesse sentido, a Economia Criativa é oitavo setor contemplado e a Rota Estratégica de Economia Criativa é sétima Rota Estratégica lançada dentro desse âmbito.

A Rota Estratégica de Economia Criativa oferece um planejamento estratégico de longo prazo para impulsionar o desenvolvimento do setor no estado. Ao longo desse processo, 106 especialistas delinearam o caminho para tornar a Economia Criativa no Espírito Santo propulsora de valor e inovação, integrada, inclusiva e sustentável, fortalecendo a cultura, o território e a economia capixaba.

Por meio do processo de inteligência coletiva, visando estabelecer diretrizes colaborativas para o futuro do setor, foram recolhidas contribuições de acadêmicos, instituições representativas do setor e agentes do setor produtivo. A inteligência coletiva foi dividida em três etapas principais, nas quais os participantes compartilharam suas percepções e experiências no setor: o Painel de Especialistas, realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2022; a disponibilização de uma Plataforma Web de preenchimento externo; e 32 entrevistas, tanto presenciais quanto online.

Após a etapa de inteligência coletiva, o conteúdo gerado pelos especialistas do setor criativo foi sistematizado pelo Observatório da Indústria, etapa em que foram identificadas 53 barreiras e elaboradas 274 ações de curto, médio e longo prazo - distribuídas em quatro eixos principais de atuação: Articulação e Integração; Infraestrutura e Logística; Política de Estado, Pública e Privada; e Sustentabilidade e Mercado.

Com a finalização e o lançamento do documento, estabelecemos as bases sólidas para impulsionar o setor criativo capixaba, por meio de diretrizes claras para a implementação de políticas e estratégias específicas, visando fomentar a criação de valor e impulsionar o progresso socioeconômico no estado.

Quer saber mais? Acesse o documento.

Roadmap da Rota Estratégica Economia Criativa

Publicação da Rota Estratégica Economia Criativa 

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Samara Poppe Carvalho

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua no Observatório da Indústria como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Estratégicos (GEE).