Lançamento da Rota Estratégica de Turismo – 2035

PUBLICADO EM 13 Nov 2023

No dia 13 de novembro de 2023 ocorreu o lançamento da Rota Estratégica do Turismo - 2035. Esta Rota é fruto da parceria entre a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae|ES), a Secretaria de Estado da Turismo (Setur) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomercio|ES).

O Turismo é um setor múltiplo que gera empregos e renda no estado. Mais do que isso, o desenvolvimento dos destinos turísticos capixabas promove a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades, preserva o patrimônio ambiental e cultural no Espírito Santo. Por essa razão, inclusive, o setor é um dos 17 identificados como "Setores Portadores de Futuro" projeto iniciado pela Findes em 2018 que identificou os segmentos econômicos com o maior potencial para impulsionar o progresso do estado nos próximos anos. Os Setores Portadores de Futuro são então planejados a partir das Rotas Estratégicas, e o Turismo é o oitavo Setor Portador de Futuro a ser contemplado com este planejamento estratégico setorial.

A Rota Estratégica do Turismo planejou o caminho que o setor irá percorrer até 2035. Por meio da inteligência coletiva de 179 especialistas, essa rota identificou 59 barreiras e traçou 221 ações que tornarão o Espírito Santo ser destino que ofereça experiências turísticas sustentáveis, garantindo a integração, o desenvolvimento e a diversidade capixaba.

Com a finalização e o lançamento do documento, estabelecemos as bases sólidas para impulsionar o Turismo no Espírito Santo, por meio da consolidação, unificação e atualização coletiva dos planejamentos estratégicos vigentes para o setor de Turismo no estado.

Quer saber mais? Acesse o documento.

Publicação da Rota Estratégica do Turismo

Roadmap da Rota Estratégica do Turismo

Tags:

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Thais Mozer

Graduação em Ciências Econômicas e Mestrado em Economia pela UFES, na linha de pesquisa de Economia Industrial. Atua como Analista de Estudos e Pesquisas na Gerência de Estudos Econômico.