A 2ª edição do BIC de 2024 analisa os principais indicadores conjunturais da economia capixaba no fechamento do ano 2023

PUBLICADO EM 11 Mar 2024

Os dados mais recentes conhecidos sobre o desempenho da economia capixaba dizem respeito ao fechamento do ano 2023. Clique aqui para acessar a última edição do Boletim da Indústria Capixaba.

Os resultados analisados no BIC direcionam para um crescimento do setor industrial, tendo como principal motor o desempenho da indústria extrativa, em especial o setor de mineração e o setor de petróleo e gás natural.

A produção física da indústria do Espírito Santo cresceu 11,1% em 2023, superando a média nacional (0,2%), segundo as informações apuradas pelo IBGE. Esse avanço do setor capixaba foi explicado pela expansão de 20,5% da indústria extrativa, devido ao aumento de produção de petróleo e gás natural e de minério de ferro pelotizado.

Vale destacar que, apesar do recuo de 3,6% na indústria de transformação, 2 atividades apresentaram variações positivas: a fabricação de celulose e papel (9,4%) e a fabricação de produtos alimentícios (0,6%).

No comércio exterior da indústria, as exportações da indústria capixaba somaram US$ 8,4 bilhões em 2023, valor 0,5% superior ao registrado em 2022. Entre as atividades industriais que apresentaram aumento no valor das exportações no ano estão: extração de minerais metálicos, fabricação de papel e celulose, fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores e fabricação de produtos alimentícios.

É importante ressaltar que o desempenho positivo das exportações industriais impulsionado pelo aumento da quantidade exportada, que contrabalanceou a queda nos preços internacionais das commodities. Por exemplo, no acumulado do ano, os preços internacionais do petróleo Brent e WTI assinalaram recuos de 18,4% e 17,0% respectivamente.

No mercado de trabalho local, a indústria do Espírito Santo gerou mais de 11 mil novas vagas de emprego com carteira assinada, representando 32% dos empregos gerados na economia capixaba em 2023. Na análise regional, os destaques foram os municípios de Serra e Vitória, com mais de 5,4 mil novos empregos gerados no setor.

Esta edição do BIC conta ainda com a análise da inflação ao consumidor, com destaque para a influência dos preços dos alimentos sobre o IPCA deste ano. O preço dos alimentos in natura expandiu 6% na Região da Grande Vitória, devido, entre outros fatores, aos impactos do El Niño.

Clique aqui para conferir o BIC de fevereiro na íntegra.

Sobre o(a) editor(a) e outras publicações de sua autoria

Jordana Teatini

Economista pela UFJF, mestre em Economia pela UFES. Atua como Analista de Estudos e Pesquisa na Gerência de Estudos Econômicos, realizando análises conjunturais e pesquisas com foco nas áreas de Economia Industrial e Inovação.