Com foco no desenvolvimento da indústria capixaba, Ideies lança o Indústria 2035

O Indústria 2035 é um projeto que faz parte da etapa “Plano de Desenvolvimento da Indústria Capixaba”, que está contido no programa de “Desenvolvimento Estratégico da Indústria”, do eixo “Empresas” no Mapa de Navegação 2017 a 2020.


Este projeto surge com grande importância para a promoção da competitividade no estado do Espírito Santo, colocando-o em patamar de destaque em âmbito nacional e internacional. 


O Indústria 2035 contempla dois grandes objetivos:

  • Promoção de uma agenda estratégica de desenvolvimento sustentável da indústria capixaba, considerando o horizonte 2035, à luz de suas potencialidades, visando sua prosperidade, crescimento e maior presença nas cadeias produtivas nacionais e globais.


  • Estruturação e automatização das informações sobre o setor industrial capixaba, em um ambiente integrado e de fácil manipulação, para pautar o processo de decisão dos empresários e diversos outros atores da sociedade.


A partir disso, o Sistema Findes iniciou uma parceria com o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Observatório Sistema Fiep, dada a notoriedade deste no desenvolvimento de estudos de futuro desde o ano de 2004. A parceria se estabeleceu para a elaboração de dois projetos de prospectiva estratégica, denominados:


Setores Portadores de Futuro para o Estado do Espírito Santo 2035: identificação de setores, segmentos e áreas mais promissores para a indústria capixaba no horizonte de 2035.


Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria do Espírito Santo 2035: elaboração de visões de futuro, identificação de barreiras e fatores críticos, e proposição de uma agenda convergente de ações para os Setores Portadores de Futuro para o Estado do Espírito Santo 2035.


Para explorar as oportunidades identificadas nos estudos de futuro e auxiliar na concretização do Indústria 2035, o Observatório da Indústria Capixaba se dedicará à articulação dos Setores Portadores de Futuro para o Estado do Espírito Santo 2035 e da governança das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria do Espírito Santo 2035, por meio de um sistema de inteligência analítica com informações estratégicas.