IBCR-ES indica queda de 0,59% no início do quarto trimestre de 2018

De acordo com os dados divulgados no dia 17 de dezembro, o Índice de Atividade Econômica Regional do Espírito Santo (IBCR-ES) registrou retração de 0,59% na comparação do mês de outubro com setembro de 2018, nos dados com ajuste sazonal, indicando a desaceleração do ritmo de crescimento da economia capixaba no ano.

No gráfico, observa-se que o crescimento do IBCR-ES acumulado no ano até o terceiro trimestre de 2018 foi de 2,9%, valor próximo à variação observada para o PIB-ES no mesmo período (+2,3%). No ano de 2018, considerando o crescimento acumulado nos meses de janeiro a outubro, o indicador do IBCR para o Espírito Santo variou 3,08% e o do Brasil 1,40%.


Neste mês, as atividades que puxaram a queda do indicador para o Espírito Santo foram o comércio varejista ampliado (-3,2%) e os serviços (-1,8%), segundo as pesquisas do IBGE. A produção industrial de outubro no Espírito Santo registrou alta de 1,9% e a estimativa da produção agrícola no mês foi de aumento para as principais culturas.

Na comparação do indicador de atividade econômica de outubro de 2018 com o mesmo mês do ano anterior, o Espírito Santo registrou crescimento de 4,87%, enquanto o Brasil cresceu 2,99%. A atividade econômica capixaba na comparação interanual foi impulsionada pela expansão da produção industrial (+5,3%) e pelo comércio varejista (+9,0%).

No mês de outubro, a retomada da atividade econômica nacional e capixaba apresentou perda de tração, mas elas vêm acumulando resultado positivo no ano de 2018 quando comparada ao ano anterior.