Atividade industrial capixaba atinge mínima histórica em março de 2020

Em março de 2020, mês em que a pandemia de COVID-19 se intensificou no Brasil, o indicador de volume de produção da indústria capixaba chegou ao menor valor da série histórica. O índice recuou 12,2 pontos frente a fevereiro e atingiu 31,3 pontos. Já o indicador de estoques de produtos finais cresceu 8,2 pontos e registrou 57,4 pontos em março, maior valor para o índice. Estes resultados são reflexos da redução de demanda devido aos desdobramentos da atual pandemia e das medidas de distanciamento social.

Análise trimestral

A atual crise de COVID-19 teve influência significativa nos resultados do primeiro trimestre de 2020. O índice de satisfação com a margem de lucro operacional das empresas alcançou 36,8 pontos, com queda de 12,1 pontos frente ao 4º trimestre de 2019. O acesso ao crédito, que apresentou melhora no último trimestre do ano passado (46,1 pontos), recuou 6,3 pontos nos três primeiros meses de 2020. Nesse período, a falta de demanda e a inadimplência dos clientes tiveram destaque entre os problemas mais listados pelos industriais capixabas no 1º trimestre de 2020.

Expectativas

Os indicadores de expectativas apontam pessimismo do empresário capixaba para os próximos seis meses. O índice de expectativas em relação a demanda por produtos retraiu 25,2 pontos frente ao mês anterior, atingindo menor nível da série em abril (30,9 pontos). Com a elevada incerteza, 65% dos empresários pesquisados informaram que não pretendem investir. O índice de intenção de investimento teve a maior queda já observada, reduzindo 20,8 pontos entre março (61,2 pontos) e abril (40,4 pontos). 

A Sondagem Industrial é uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

    O Ideies divulga mensalmente um painel dinâmico e interativo com os resultados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Espírito Santo e para o Brasil.

    Além disso, trimestralmente, o leitor tem disponível um relatório com análise dos indicadores relacionados ao nível de atividade da indústria capixaba e às expectativas para os próximos seis meses.

TAGS: