Ideies lança a Rota Estratégica de Biotecnologia 2035

A Biotecnologia é um dos Setores Portadores de Futuro para o Espírito Santo e a conexão entre diversos atores de diferentes áreas de atuação culminou na construção coletiva de uma agenda de trabalho em prol do desenvolvimento desta área no nosso estado.

O Ideies lançou nesta quarta-feira (11) o documento final da Rota Estratégica de Biotecnologia, no âmbito do projeto Indústria 2035. O documento aborda todo o processo de construção dessa rota, desde a metodologia de prospectiva estratégica, passando pelo estudo da situação atual do setor no mundo, no Brasil e no Espírito Santo, e culminando na construção coletiva do roadmap com ações de curto, médio e longo prazo que visam potencializar a biotecnologia como área chave para o desenvolvimento capixaba.

O painel de especialistas em que se desenvolveu a construção da Rota e do Roadmap aconteceu nos dias 30 e 31 de maio de 2019, organizado pelo Ideies com apoio do Observatório Sistema Fiep e reunindo cerca de 60 representantes do setor produtivo, da academia e do setor público ligados à biotecnologia.


Clique abaixo para acessar os documentos completos em alta resolução: 


Rota Estratégica de Biotecnologia 2035

Roadmap de Biotecnologia 2035


Elaboração: Ideies

Após toda a consolidação do trabalho, o evento de lançamento realizado em 11 de dezembro de 2019 reuniu novamente vários atores relevantes da área no estado para participarem de um bate-papo sobre as potencialidades da biotecnologia no Espírito Santo, o trabalho realizado e os próximos desafios, além de terem acesso em primeira mão ao documento finalizado.