Grande Vitória registra alta de 0,39% nos preços em novembro de 2019

No dia 06 de dezembro de 2019 o IBGE divulgou o resultado do IPCA¹  de novembro. Tanto o Brasil (0,51%) quanto a  Região Metropolitana da Grande Vitória (+0,39%) registraram índice de inflação positivo na comparação com o mês imediatamente anterior.

Dos nove grupos pesquisados na RMGV, seis registraram alta em novembro.

Os preços no grupo alimentação e bebidas apresentaram inflação em novembro (+0,39%), após registrar quatro variações negativas consecutivas. O grupo habitação foi o que registrou maior variação (+1,11%), seguido pelo grupo despesas pessoais (+0,65%). Já os grupos artigos de residência (-0,95%) e educação (-0,04%) foram os que variaram negativamente em novembro na RMGV.

Para o Brasil, o grupo de despesas pessoais foi o que apresentou maior inflação no mês de novembro (+1,24%), enquanto artigos de residência (-0,36%) apresentou deflação.

_________________________

¹ O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é um indicador calculado pelo IBGE e tem por objetivo acompanhar o nível de preços de uma cesta de produtos que representa o padrão de consumo de famílias, com renda de 1 até 40 salários mínimos, residentes nas áreas urbanas das 16 localidades pesquisadas.

    No acumulado do ano (janeiro à novembro), a RMGV acumula inflação de 2,42%, já para o Brasil, o acumulado é de 3,12%.

No acumulado em 12 meses, a Grande Vitória registra variação positiva de 2,41%, mantendo-se abaixo da média para o Brasil (+3,27%). Dentre as 16 regiões pesquisadas pelo IBGE, a RMGV, em 12 meses, acumula o menor índice de inflação.