com maior alta no ano, icei cresce 5,7 pontos em novembro

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito Santo atingiu 65,5 pontos em novembro de 2019, com alta de 5,7 pontos em relação a outubro. Esse resultado interrompe duas quedas consecutivas do indicador. O índice cresceu 1,7 ponto frente à novembro de 2018, retratando confiança por parte do empresário industrial capixaba.

Para o ICEI do Brasil, houve uma ampliação de 3,2 pontos entre outubro e novembro de 2019, alcançando 62,5 pontos. O ICEI nacional apresenta trajetória de aumento desde junho de 2019, mas está 0,7 ponto abaixo do registrado no mesmo mês do ano anterior.

Segundo a Confederação Nacional da Industria (CNI), o aumento da confiança estimula a recuperação da economia brasileira à medida que impulsiona o aumento da produção e a retomada do investimento.

O aumento do ICEI capixaba em novembro de 2019 é explicado pelo crescimento de seus dois componentes: o índice de Condições Atuais que cresceu 4,9 pontos frente à outubro, marcando 58,2 pontos e o indicador de expectativas que atingiu 69,2 pontos e cresceu 6,1 pontos no confronto com o mês anterior.







    O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.


TAGS: