Palestra - Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas e Instrumentos de Desenvolvimento em um Cenário de Estagnação Econômica

12 de Nov

O Ideies estuda e analisa o Estado do Espírito Santo em seus diferentes aspectos, porque acreditamos que com dados e informações bem estruturadas temos maior capacidade de tomar decisões acertadas. Um dos nossos princípios é promover a integração entre as instituições que convergem esforços para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo. Foi com esse propósito que apoiamos a 1ª Escola de Desenvolvimento Regional.

A escola é fruto de um consenso sobre a necessidade de se ampliar a capacitação e a compreensão de metodologias aplicadas à análise do processo de desenvolvimento regional. Espera-se que a Escola de Desenvolvimento Regional seja um instrumento que traga como resultados a formação de recursos humanos qualificados para os desafios de desenhar e executar políticas de desenvolvimento regional que sejam eficazes em promover o desenvolvimento das diferentes localidades; que resulte em melhorias na produção científica dos participantes e que promova a interação entre as diferentes instituições.

No dia 22 de novembro às 10:00 ocorrerá a Palestra Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas e Instrumentos de Desenvolvimento em um Cenário de Estagnação Econômica aberta ao público.


Palestrante: Ricardo Machado Ruiz
Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Ph.D. / Doutor em Economia pela The New School for Social Research (2003). Professor associado da Faculdade de Ciências Econômicas e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR), ambos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE - Agência Antitruste) no período 01/2010 a 02/2014. Vice-Presidente e Diretor de Desenvolvimento de Negócios na agência de promoção de investimentos e de comércio exterior do Estado de Minas Gerais (INDI - Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais) no período 05/2015 a 04/2019. Tem experiência na área de Economia nos seguintes temas: organização industrial, economia industrial, mudanças tecnológicas, política antitruste e regulação, economia e desenvolvimento regional.

    Além do Ideies, o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), a Secretaria de Desenvolvimento do Estado do Espírito Santo (SEDES), o Conselho Regional de Economia, o Ifes e a Ufes são as instituições que apoiam e estão fazendo a escola acontecer.

Para participar da palestra, basta fazer a inscrição no endereço https://desenvolvimentocapixaba.net/escola/palestra e clicar em Inscrição para Palestra.