Aumenta preocupação dos industriais capixabas com a elevada carga tributária

SONDAGEM INDUSTRIAL 

É uma pesquisa de opinião, e seu objetivo é acompanhar o desempenho e as perspectivas da indústria, gerando indicadores de tendência passada e futura e de satisfação, que permite a empresários e analistas econômicos acompanhar a evolução recente da indústria.

A Sondagem Industrial de setembro de 2019 mostrou que a elevada carga tributária é o problema mais frequentemente apontado pelos industriais capixabas. Entre os respondentes da pesquisa, 46,5% indicaram a carga tributária como um dos três itens que constituem os maiores problemas para suas empresas. 

A pesquisa também revelou que empresários industriais do Espírito Santo estão satisfeitos com a situação financeira das empresas. As expectativas para os próximos seis meses em relação à demanda por produtos, à compra de matéria-prima, ao número de empregados e à exportação seguem positivas (acima de 50 pontos).

A preocupação gira entorno da evolução do índice que mede o volume de produção que se encontra abaixo de 50 pontos. Este indicador registrou 45,6 pontos no mês de setembro de 2019, uma queda de 2,9 pontos em comparação com o mês de agosto. 

    O Ideies divulgará mensalmente um painel dinâmico interativo com os resultados da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para o Espírito Santo e para o Brasil. Trimestralmente, estará disponível para o leitor um relatório com análise dos indicadores relacionados ao nível de atividade da indústria capixaba e as expectativas para os próximos seis meses. O relatório também abordará os indicadores pesquisados trimestralmente, onde serão apresentadas as condições financeiras das empresas e os principais problemas enfrentados pelos empresários capixabas no trimestre.

TAGS: