Empresário Industrial do Espírito Santo permanece confiante

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) é um indicador mensal, elaborado em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que reflete a maneira pela qual os empresários avaliam as condições atuais de negócio e as expectativas para os próximos seis meses.

O ICEI do Espírito Santo retraiu de 60,2 para 59,8 pontos entre setembro e outubro de 2019. Embora essa tenha sido sua segunda queda consecutiva, o indicador permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, refletindo confiança por parte dos industriais capixabas. 

O ICEI do Brasil marcou 59,3 pontos. O indicador apresentou estabilidade ao recuar 0,1 ponto em relação à setembro de 2019, comportamento semelhante aos dos três últimos meses.

A percepção de confiança dos empresários do Espírito Santo e do Brasil coincide com um cenário de finalização da aprovação da Reforma da Previdência no Senado Federal e de início das discussões sobre as reformas tributária¹ e administrativa do Governo Federal. Soma-se, ainda, um quadro de inflação e de juros baixos sustentáveis pela economia brasileira.

(¹) Já existe no Congresso Nacional uma proposta de reforma tributária de autoria do deputado Baleia Rossi e do economista Bernard Appy.

    Acompanhe mês a mês, de forma dinâmica e interativa, a evolução dos Índices de Confiança do Empresário Industrial do Espírito Santo e do Brasil.

    O painel possibilitará também que o leitor acompanhe os dois indicadores que compõem o ICEI, onde se obtém a evolução da avaliação das condições atuais de negócio e a expectativa dos empresários para os próximos seis meses.

TAGS: