Mapa para Simplificação: a palavra de ordem é desburocratizar!

01 de Ago

Desburocratização é, sem dúvidas, um dos temas mais discutidos na atualidade. Sabe o porquê? O excesso de burocracia configura-se como uma barreira para investir, empreender e gerar empregos. Este tema não é pauta apenas para o poder público, mas de toda sociedade. Simplificar os processos de abertura, regularização e fechamento de empresas, o sistema tributário e facilitar o acesso ao crédito, são fatores intrínsecos à melhoria do ambiente de negócios e impactam de forma significativa a produtividade.

A Findes e o Ideies por entender que a desburocratização é um dos aspectos fundamentais para melhoria do ambiente de negócios, apoiaram a iniciativa da Endeavor Brasil na elaboração de um Mapa para Simplificação, lançado hoje (01/08/2019), em Brasília. As instituições entendem que as ações desse processo precisam perpassar pela sinergia entre a sociedade civil organizada, o setor público e o cidadão.

    Aconteceu hoje (01/08/19) o lançamento do Mapa para Simplificação da Endeavor Brasil na Escola de Administração Publica (Enap), em Brasília. O evento contou com a participação do Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Ubel; a Secretária Especial de Modernização do Estado, Marcia Amorim; e a Secretária Especial de Assuntos Federativos, Debora Arôxa.


    Clique aqui para acessar o documento completo

O Mapa consiste em um passo a passo para o redesenho dos processos de abertura de empresas nos municípios brasileiros, com a finalidade de simplificar e padronizar os processos nas diferentes cidades.

O material foi desenhado com base em estudos e boas práticas nacionais e internacionais. Um bom exemplo, informado pelo levantamento, é a cidade de São Paulo que reduziu de 101 para 18 dias o tempo de abertura de empresas. Esse programa se destacou como um dos responsáveis pelo avanço de 16 posições do Brasil no Doing Business.