ICEI capixaba volta a crescer em julho

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Espírito Santo atingiu 59,1 pontos em julho de 2019, com aumento de 0,6 ponto em comparação à junho (58,5). Com a alta, o índice permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, expressando otimismo por parte dos industriais capixabas. Vale Destacar que este resultado interrompeu a trajetória de queda que vinha se figurando desde fevereiro de 2019.

O ICEI do Brasil, por sua vez, cresceu pela segunda vez consecutiva, alcançando 57,4 pontos e com um crescimento de 0,5 ponto entre junho e julho de 2019. Deste modo, assim como o ICEI capixaba, o indicador brasileiro continua revelando confiança por parte dos empresários.

O índice de condições atuais do Espírito Santo, que mede a percepção dos empresários em relação à condição atual de seus negócios, caiu 4,0 pontos na passagem de junho para julho de 2019, registrando 48,0 pontos. Em vista disso, o índice cruzou a linha dos 50 pontos e passou a sinalizar piora na situação atual para os negócios.

Em julho de 2019, o índice de expectativas do Espírito Santo cresceu 1,6 ponto em confronto com junho e marcou 63,4 pontos, demonstrando otimismo dos industriais capixabas quanto aos próximos seis meses. O aumento do indicador de expectativas explica o aumento do ICEI no mês, devido ao seu maior peso no calculo do índice geral. Com esta alta, o índice encerrou a sucessão de quedas que vinha se desenrolando desde janeiro de 2019.

TAGS: