Nível de atividade econômica cresce 0,9% em janeiro de 2019

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado mensalmente pelo Banco Central, é útil para acompanhar a evolução da atividade econômica dos estados e do Brasil.

A atividade econômica do Brasil apresentou queda em janeiro de 2019 (-0,41%), na série dessazonalizada, na comparação com o mês imediatamente anterior. Apesar da desaceleração do ritmo da economia brasileira neste mês, se comparado com o mesmo mês do ano anterior, este resultado foi positivo (+0,79%), assim como o acumulado em 12 meses (+1,0%). 

O Espírito Santo, por sua vez, registrou crescimento do IBCR-ES em janeiro/19 na comparação com o mês imediatamente anterior (+0,94%), na série livre de sazonalidade. Esse crescimento resulta, segundo pesquisas mensais do IBGE, do desempenho positivo do comércio varejista restrito (+0,8%) e do ampliado (+0,2%). O setor de serviços também apresentou contribuição importante ao crescer 4,3% na passagem de dezembro/18 para janeiro/19, conforme revelado pela pesquisa PMS do IBGE. 

Em relação ao setor industrial, de acordo com a PIM-PF de janeiro de 2019, a indústria capixaba recuou 2,6% na comparação com o mês imediatamente anterior, na série sem sazonalidade.    

Na comparação com o mesmo mês de 2018, o IBCR-ES obteve crescimento de 3,82% em janeiro/19, com as atividades de comércio (+9,6%) e serviços (+0,4) apresentando resultados positivos. O setor industrial, por sua vez, recuou 1,1%.

Em janeiro/19 o desempenho da atividade econômica do Espírito Santo se destacou positivamente em relação ao cenário nacional em todas as bases de comparação, o que gera expectativas para um bom desempenho da economia no inicio de 2019.