Ideies realiza apresentação sobre a Reforma da Previdência para Conselho de Representantes da Findes

18 de Mai

No dia 21/03 o diretor do Ideies, Marcelo Saintive, realizou apresentação especial sobre a Reforma da Previdência na reunião bimestral do Conselho de Representantes da Findes.

Saintive destacou a importância da aprovação da Reforma para a economia brasileira e capixaba, partindo de um diagnóstico fiscal da grave situação de desequilíbrio do sistema Previdenciário, que tende a se agravar com as transformações demográficas e o envelhecimento populacional que o país vai enfrentar nos próximos anos.

A apresentação também buscou mostrar as principais distorções do atual modelo de Previdência, e como a nova proposta pode ajudar a combatê-los.

Com base em material do Ministério da Economia também foram apresentados detalhadamente as principais mudanças propostas na PEC nº 6/2019.

O Conselho de Representantes da Findes é formado por dois conselheiros representantes de cada sindicato filiado à entidade, e seus respectivos suplentes. Órgão máximo da Findes, cabe ao Conselho eleger e empossar a Diretoria Plenária, o Conselho Fiscal e os Representantes da Findes junto à CNI, traçar sua política e diretrizes estratégicas, aprovar programas de trabalho e o orçamento anual, entre outras atribuições. O Conselho se reúne bimestralmente na sede da Findes.

Por fim, a apresentação elaborada pelo Ideies expôs os cenários futuros para a economia brasileira, em previsões realizadas com e sem a aprovação da reforma. Os números reforçam a importância do tema para o país, dado que a aprovação da nova Previdência poderá aliviar as finanças da União, Estados e Municípios, que hoje enfrentam grandes dificuldades no campo fiscal.